Encarregados de Educação

Caros alunos, pais, professores e funcionários

 

Perante o cenário de pandemia COVID-19 que vivemos, a necessidade de cumprir medidas de proteção, o facto de estarmos a lidar com algo ainda pouco conhecido, é expectável que nos sintamos ansiosos, com medo, preocupados, tensos e sem controlo na situação.

No entanto, estes sentimentos desagradáveis não trazem apenas desconforto, têm uma função importante: PROTEGER-NOS! Quando nos sentimos em estado de alerta ou ameaçados ficamos mais vigilantes e mais disponíveis para adotar comportamentos de proteção e adaptar-nos à situação de modo a promover a nossa segurança e a dos outros.

O facto de estarmos separados não é impeditivo de manter o contacto com o serviço de psicologia da escola e com a psicóloga responsável, Goreti Mendes. Deste modo, mostramos a nossa disponibilidade para atender aqueles que sintam necessidade de nos contactar através do email gabinetepsicologia@ebs-santana.pt, indicando o nome e o contacto telefónico.

Aproveitamos ainda para vos deixar alguns conselhos úteis de modo a lidar com o stress perante uma possibilidade de contacto com um caso de COVID-19.

 Conselhos úteis para lidar numa situação de contacto com um caso COVID-19

 

  1. Durante uma crise é normal que possa se sentir triste, ansioso, confuso, assustado ou zangado. Falar com pessoas em quem confia pode ajudar. Contacte os seus amigos e familiares.
  2. Se tiver que ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável – uma dieta adequada, períodos de sono e descanso, exercício físico e contactos sociais, dentro de casa, com as pessoas mais próximas, assim como contactos por email e telefone com outros amigos e familiares.
  3. Não fume, não consuma álcool e não consuma drogas na tentativa de lidar com as suas emoções. Se se sentir muito angustiado ou perturbado, fale com um profissional de saúde, ligue para o IA Saúde, IP-RAM, Linha de Acompanhamento Psicológico 291 212 399 e siga as recomendações dadas.
  4. Tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e que não são disponibilizadas por instituições oficiais. Procure consultar fontes de informação fiável em que possa confiar. Opte por informação divulgada por instituições oficiais. Poderá, em caso de dúvida, optar pela linha telefónica do SRS24 Madeira (800 24 24 20).
  5. Limite as suas preocupações e inquietações, e as da sua família, diminuindo o tempo durante o qual está a ver ou a ouvir notícias que considere perturbadoras.
  6. Recorra a capacidades e competências que já o ajudaram no passado a lidar com situações adversas. Use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes como este.

O serviço de psicologia

Goreti Mendes


    Anúncios do site

    (Ainda não existem tópicos de discussão neste fórum)