Uma das estratégias das políticas educacionais consiste na promoção da utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem, nos diferentes ciclos e áreas curriculares.

Na Região Autónoma da Madeira com o parque informático consolidado nos estabelecimentos de ensino, regulamentou-se a figura de Coordenador de Tecnologias de Informação e Comunicação, estrutura de gestão intermédia, através do Decreto Legislativo Regional n.4/2000/M, de 31 de janeiro, alterado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/3, de 21 de Junho, com as alterações previstas no Despacho Normativo n.º 3/2010 de 21 de Outubro.

Neste sentido, a presente Oficina de Formação “Coordenar as TIC nas escolas da RAM” pretende ser um marco no início das funções a serem exercidas pela figura do Coordenador TIC, nas escolas da região. Pretende-se dotar os participantes de competências para o desenvolvimento e implementação de um Plano de Ação das TIC, denominado Plano TIC, bem como para o conhecimento pleno das competências pedagógicas e técnicas regulamentadas.

Este percurso formativo será realizado em regime de formação à distância, com uma componente presencial ou síncrona e outra de trabalho autónomo – bLearning.

A conceção desta Oficina de Formação caracteriza-se pela componente teórico prática que pretende desenvolver nos professores competências que permitam uma intervenção efetiva na integração das TIC em contexto escolar.