9.º ano | Associações em série e Associações em paralelo

Nos circuitos, é possível instalar muitos recetores. Os recetores são os componentes elétricos do circuito que transferem ou transformam a energia elétrica: lâmpadas, motores, resistências ...

A instalação de componentes elétricos num circuito pode ser feita de duas formas: em série e em paralelo.

Contudo, num mesmo circuito, pode haver a instalação conjunta destes dois tipos de associações: associações mistas de componentes elétricos.

Vamos usar as lâmpadas como exemplo de recetores para o estudo das associações em série e em paralelo.

          ASSOCIAÇÕES EM SÉRIE         

Quando duas ou mais lâmpadas estão associadas em série, significa que estas estão ligadas uma a seguir à outra. Deste modo, em circuito fechado, existe um único caminho para a passagem da corrente elétrica.

Portanto, os circuitos com associação de componentes elétricos em série (ligados uns a seguir aos outros) caraterizam-se pelo facto de haver um único caminho para a passagem da corrente elétrica.

Eis um exemplo de um circuito com duas lâmpadas associadas em série:

ass-serie

Na prática, se uma lâmpada se fundir, as restantes não se acenderão, pois o circuito fica interrompido:

lampadas-seriepppppass-serie-2

         ASSOCIAÇÕES EM PARALELO         

Quando duas ou mais lâmpadas estão associadas em paralelo, significa que estas estão instaladas em ramificações (ou derivações) diferentes, existindo, assim, mais do que um percurso para a passagem da corrente elétrica.

Portanto, os circuitos com associação de componentes elétricos em paralelo caraterizam-se pelo facto de haver vários caminhos para a passagem da corrente elétrica. Diz-se que o circuito elétrico está divido em ramos, ou que possui derivações.

Eis um exemplo de um circuito com duas lâmpadas associadas em paralelo:

ass-paralelo

Na prática, a corrente elétrica do circuito principal (em ligação direta com a fonte de energia/gerador) divide-se pelas ramificações num ponto denominado e volta a juntar-se de novo no utro nó. Assim, se uma das lâmpadas fundir (estando um dos ramos interrompido), a corrente elétrica continuará a circular pelo(s) outro(s) ramo(s).

ass-paralelo-2pppppparalel_circuit-2

Última alteração: Sexta, 20 de Novembro de 2020 às 15:02